SIGA-NOS

Dores

O QUE É
Dores

As dores de origem musculoesquelética podem ser agudas ou crônicas de acordo com o tempo de permanência dos sintomas. A fisioterapia atua diretamente nos aspectos que influenciam esses sintomas através de métodos anti-inflamatórios e analgésicos, exercícios que modificarão o padrão de movimento, melhorando a força e resistência, de acordo com a necessidade individual.

BENEFÍCIOS

Garante que você possa
realizar movimentações de
forma mais independente

Aumenta a força
muscular para prevenir
novas dores

Trata e previne
deformidades nas
articulações

Diminui e alivia os
quadros inflamatórios

Melhora a sua capacidade
de amplitude nas
movimentações

DÚVIDAS
FREQUENTES

É preciso identificar a causa do sintoma na articulação e há quanto tempo está presente para então adotar as medidas necessárias. Essas dores podem estar relacionadas à disfunções de movimento decorrentes de alterações de força, estabilidade e mobilidade, degeneração e até mesmo sobrecarga nos treinos.

Sim. O paciente com dores crônicas precisa realizar um tratamento multidisciplinar e a fisioterapia é uma das áreas que atua diretamente nesses casos. Deve-se sempre enxergar cada pessoa em sua individualidade, entender os aspectos físicos, psicológicos e sociais como influenciadores nos sintomas e nas dificuldades apresentadas.

Atualmente a fisioterapia tem sido fundamental no tratamento de dores crônicas, educando o paciente e melhorando suas capacidades físicas, tornando-o mais independente.

O tempo de melhora de um sintoma é variável de acordo com a lesão e sua severidade, deve-se portanto sempre levar em consideração quais os aspectos que estão influenciando no surgimento do sintoma e a partir disso traçar metas terapêuticas que atuem diretamente na causa da disfunção.

De acordo com o quadro do paciente (agudo/crônico) são adotados métodos que atuarão diretamente na causa da dor. Através de recursos como a terapia manual, eletroterapêuticos e termoterapêuticos é possível reduzir quadros agudos e progredir gradativamente com exercícios que modificam padrões de movimentos, reduzindo dessa maneira o risco de lesão e melhorando o desempenho funcional.

Partilhamos com vocês algumas dicas
e informações para o melhorar a sua
relação com o seu corpo, a movimentação
dele, a atividade física e a saúde.